sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Hoje faz 3 anos que um vento me trouxe para Amsterdao!!!

Hoje faz 3 anos que eu cheguei a Amsterdao, isto coincide com uma altura que tenho pensado cada vez mais no que ando a fazer, de onde venho, para onde vou…afinal o que e que eu quero?!?
Como se alguma vez saber o que se quer e garantia que se consegue…
As vezes vejo pessoas que "aos meus olhos, claro" parece que fizeram/fazem o que queriam/querem no momento que queriam/querem, nas circunstancias que queriam/querem! E eu, embora não acha que deva e nem me atreveria a queixar da vida que tenho… parece que nunca fiz o que queria, ou o que fiz não foi no momento que queria, ou nas circunstancias que queria…
…MESMO depois de saber isto NÃO SEI o que se faz para reverter a tendência, se e que se pode fazer alguma coisa… definir melhor???…planear mais?!!?...continua a não ser garantia…
Uma vez recebi num aniversario um postal daqueles que dizem o "significado do nosso nome" segundo uma teoria qualquer, tenho a vaga ideia que dizia coisas bonitas que já não me lembro, só me lembro de uma frase que me OFENDEU "Raquel constroi a sua vida profissional e emocional ao sabor do vento…"
Fiquei DANADA, e pensei:
"O QUEEE?!?" Quererá isto dizer que NÃO controlo a minha vida, que me deixo levar pelas circunstancias sem manter o focus do que e melhor para mim, sendo "o melhor" determinado por um raciocínio lógico e racional de ponderação de vários cenários, suas consequências, vantagens e desvantagens?!?!
Não sei quem inventa estas porcarias!!! Que disparate!!!EU quero acreditar que dirijo a minha vida de acordo com o planeei que por sua vez e determinado por um conjunto de princípios e valores perfeitamente ordenados e coerentes, dentro do meu contexto pessoal, que me formou ate hoje, e que construo a cada dia!!!! Que disparate!!!! E incrível como há gente a fazer dinheiro com estes disparates!!!"
Hoje acho que o postal tem razão e fico DANADA, porque se analisar bem os momentos de "crossroad" em que as opcoes tomadas levaram ao meu contexto actual… NUNCA foram planeados ou …"determinados por um raciocínio lógico e racional de ponderação de vários cenários, suas consequências, vantagens e desvantagens":
- A escolha do curso…sei la…no 9 ano fui para a área de ciências económicas porque na minha escola era a única área com matemática (disciplina onde tinha as minhas melhores notas) sem ser a área ligada as ciências da saúde (nunca gostei de sangue)…depois de ciências económicas vai-se para…economia ou gestao…(…e o que estar a dar, somos malta fixe e muito curtida…)
- A escolha da profissao…minha gente, eu fui a 5 minutos de uma aula de auditoria na faculdade e sai de fininho quando o professor começou a escrever no quadro e virou as costas a plateia…porque afinal, eu NÃO QUERIA SER auditora…depois quando acabei o curso as big 5 (na altura ainda existia a Andersen) eram quem empregava mais pessoas saidinhas da faculdade, sem pedir experiência, tem fama de "dar" experiência em curto espaço de tempo….um programa da AIESEC que faz "match automatico" entre estagiários e estágios mandou-me para a PwC Istanbul…ah e tal, se calhar a PwC Portugal vai gostar mais de mim assim…
- A ida para Lisboa…em 2000…PwC Lisboa 40 vagas…PwC Porto, 8 vagas…
- Trabalhar para estrangeiro?...adoraria…sempre lidei com estrangeiros (patrões da minha avo, os estagiários da Aiesec, a experiência em Istanbul foi liiinda e soube a pouco)...mas opaaaa e tão arriscado deixar emprego em Portugal, depois se corre mal…quero voltar e…nepias…ando meses a pão e agua… o namorado também não se encantava assim tanto e não, Aiiii quem lhe tirava Alverca, tirava-lhe tudo…e a coisa ate estava a correr bem (pensava eu) o que era bem mais importante para mim (o Plano A esta sempre antes do Plano B)!!!
- A ida para Amsterdao…pronto se o Plano A correu mal…entao vamos la tentar o Plano B, antes que eu me apaixone e comesse a criar um rancho de filhos (Aiii que rico Plano A) ….ai e tal, eu queria mesmo era ir para Londres…ai e tal, não há vagas em auditoria interna em Londres….ai e tal, não queres ir a uma entrevista em Amsterdao, Raquel?….ai e tal "you are just what we are looking for"…
- A permanência em Amsterdao….o secondement e de um ano e meio…e suficiente para acalmar a minha ansiedade de trabalhar fora e volto em grande para levar o Plano A ao altar, carago!!!...o dinheiro na PwC Amsterdao e curto, cabroes!...ou volto para Portugal ou experimento outra coisa….experimentar outra coisa implica despedir da PwC Portugal…ups, não estava a planear isso, e melhor pensar bem…bem, quem nao arrisca nao petisca, e se volto agora nao há qualquer diferença para a Raquel que saiu de Portugal há 4 meses…se arrisco posso ter uma experiência que em enriqueça qualquer coisinha…aqui e tão fácil mudar de emprego…vou tentar…ai e tal, o Plano A volta a falhar…ai se calhar fico mais…comprar casa e "mais barato" que alugar….e sempre e um investimento…
Hoje completo 3 anos…e acho que ainda vou ficar…ainda nao vejo o fundo ao tacho! Mas em momento algum eu decidi que queria fazer isto e ia dar passos concretos nesse sentido…alias, aos meus 20 anos nas conversas com a Iva, achávamos que nesta idade estaria-mos casadas com o príncipe encantado, num lar feliz, a caminho do segundo filho!!!
Ela ta, eu…devo ter apanhado um "vento diferente" que me levou para outro lado…
Se calhar e assim com toda a gente!!! (Provavelmente e o que vocês me dirão) mas então SE TODA A GENTE CONSTROI A VIDA AO SABOR DO VENTO, porque e que só o postal do significado de Raquel diz isso? Ai o carago!
Olha, que seja o que Deus?/a divina Providencia?/ o Acaso?/a Sorte?/o Destino?/ EU?... (ou o raio que o parta)…quiser!!!
Abreijos ;)

Sem comentários: