quarta-feira, 26 de março de 2008

Quero morrer como o meu avô…

Quero morrer como o meu avô…
…com 99 anos;
…de mao dada com a pessoa que amo (com idade para ser minha filha);
…a rezar "pelo o que acredito";
...depois de presenciar um seculo de historia;
…com netos e bisnetos do outro lado do mundo que me veem enterrar;
…depois de criar uma neta nos meus 70 anos e outra nos meus 80;
Este homem foi uma presenca serena de toda a minha infancia, não sendo meu avo de sangue tomou conta de mim enquanto toda a familia ia trabalhar, ate ir para a escola. Conta-se historias que as minhas primeiras saidas sozinha (com a minha avo a vigiar atras da cortina da janela da sala) para "ir a loja" era para lhe comprar cigarros (muito educativo, sem duvida!).
Lembro-me de gostar de limpar "o banco" (mesa de trabalho de carpinteiro) para tirar o serrim e as fitas de madeira, e ordenando as farramentas por tamanhos.
Não me sinto triste, talvez isso choque algumas pessoas, chocaria a minha avó concerteza, mas num mundo onde todos temos que morrer acho que esta é a forma ideal de "ir embora", sem dor, com muita paz, com muita companhia, no seguimento do sono…deixando recordacoes doces e serenas.

Sem comentários: