domingo, 19 de novembro de 2006

Esta semana esta a ser uma fartura de novidades!!!

Esta semana esta a ser uma fartura de novidades!!!

Acho que vale mesmo a pena partilhar aquilo que foi a minha experiencia de ir a um funeral na Holanda. O Director Financeiro anterior, o que participou no meu processo de recrutamento, que ainda teve 3 meses em comum comigo e que se demitiu ha 3 meses, faleceu na semana passada. Era uma pessoa extremamente querida e como as responsabilidades dele eram muito abrangentes, muita gente trabalhava com ele, logo este falecimento tocou muita gente aqui dentro, alem de ser inesperado. Ele e recordado como sendo muito humano, sempre bem disposto e cheio de energia mesmo quando estavamos em alturas de stress, tipo fecho de quarter e..................... auditorias :)

Atencao, fui avisada que este nao e necessariamente um funeral tipico, porque nao era religioso, mas de qualquer forma mesmo os funerais nao religiosos em Portugal sao muuuito diferentes.

O primeiro choc teve haver com o convite, a familia convida para o funeral e onde uma das frases me chamou a atencao "It was R.'s wish that we gather after the burial to have a drink together." Fiquei a pensar: ser'a que e uma expressao para dizer "estamos certos que ele gostaria...." ou sera que ele no momento em que ficou claro que ele ia falecer, ele realmente passou a explicar o que queria????? (Parecia dificil porque ele faleceu no hospital, antes da familia conseguir chegar a beira dele)

Bem, parece que 'e procedimento comum as pessoas partilharem com familia e/ou amigos chegados as 'actividades" e as musicas que querem que estejam presentes naquele momento . Existem familias que tem livrinhos, onde as pessoas escrevem o que querem e pronto, guardam e nao pensam mais nisso!

Quando cheguei ao lugar (empresa funeraria) tive que deixar os meus contactos numa lista (ao que parece, se calhar nao vai acontecer neste caso devido ao numero, mas e costume a familia enviar agradecimentos mais tarde) e quando entrei na sala a minha primeira constatacao e que havia musica, bastante alegra de facto, jazz antigo, confesso que adoro e e-me dificil ficar "quieta" com este tipo de musica....a irlandesa tambem confessou que tava com vontade de se bater quando perebia que tava a bater o pe!

Quando a familia chegou, a hora marcada em ponto, a musica elevou-se - parecia uma festa! Um facto que tambem gostei foi que havia imensas criancas, entre idades como 7/8 aos 14/15....toda a gente tava la.

Um senhor da empresa funeraria explicou como ia decorrer a "cerimonia" que no fundo era uma serie de discursos: irmao (mais velho), filho (16 anos), sogro, vizinho, e amigo (um colega nosso do estamine); e apresentou uma musica que pelo que percebi era escolhida pelo proprio falecido...por acaso tinha tudo haver com ele....."it dont mean a thing....if you dont have that swing"!!!

Depois seguiram-se os discursos, muito emocionados e notava-se a preocupacao de acrescentar pormenores de humor, porque as pessoas riam a custo, .... eu nao percebi bem, o meu holandes nao e assim tao bom! Os discursos eram alternados com musicas, eu tentei manter-me "open minded" quando ouvi o "I feel good" nao deixando que os meus habitos e experiencias fizessem juizos de valor .....mas nao me aguentei quando numa musica, que nunca ouvi, nao sei quem canta, a letra era mais ou menos assim: "....I feel sexual at the end of the nigth ....maybe once or twice.....do you do it as a love task, or do you really feel it?...."

Oh meus xenhores, num havia nexexidade!!! A R. Remedios que ha em mim estava muito confundidinha, esta foi demais....a Italiana tambem partilha do meu sentimento, fartamo-nos de rir juntas pelo caminho por causa disso, so de imaginar as nossas maes, avos....

A saida da sala, o cortejo para o cemiterio, o enterro foi como conhecemos, excepto que o fim as pessoas fizeram efectivamente fila para colocarem uma mao de petalas de rosa sobre o caixao. Nessa parte o que me custou mais foi que a familia esta colocada em linha 'em exposicao" nos ultimos metros antes de chegar ao caixao", a mae tinha um aspecto fragil .... ninguem imagina que pode sobreviver a um filho!

No fim la fomos entao para o local onde serviriam as bebidas......um restaurante gigante .... nao estao a ver, criancas a correr e rir por todo o lado, bebidas, brindes, snacks.....parecia o copo de agua de um batizado/comunhao/casamento, sei la!!!

Nao vou discutir o que e melhor ou pior para ultrapassar a dor, cada um sabe de si!
Mas que eu nao me sentia nada triste, nao senti!

Sem comentários: